Directorate of Information Technology, Council of Europe, Strasbourg, França
O Council of Europe escolheu ferramentas de código aberto para administrar sua rede e os serviços relacionados (DNS, Firewall, MTA, etc.). Desde o início de 2004, a equipe responsável por esses serviços tem se beneficiado de reforços, o que permitiu à organização ampliar seu escopo e atender às necessidades dos clientes nos seguintes pontos:
- suporte de rede;
- web sites baseados em 40 aplicações de código aberto;
- monitoramento.
Todas as aplicações são compartilhadas por 25 servidores Linux - 21 rodando a
versão stable
da distribuição Debian GNU/Linux e 4 rodando a distribuição
Red Hat - com mais de 3.000 clientes.
O Debian foi a escolha natural, dada a sua qualidade e estabilidade desde 1999. Essa opção nos permite aplicar a seguinte política rígida de atualização, garantindo a eficiência do sistema de informações do Council of Europe:
- pequenas atualizações: correções para a maioria dos problemas de segurança ou regressão de software, sem impacto na produção, alcançado sem tempo de inatividade do serviço;
-
grande atualização (
stable
): esse importante processo ocorre aproximadamente uma vez a cada dois anos. Pode ter efeito nas aplicações e, portanto, passa por um processo de validação e teste antes de ser implantado. É realizado em conjunto com testes de recuperação de desastre para cada servidor.