Aqui está uma lista de componentes do instalador com uma breve descrição do propósito de cada componente. Se necessitar saber detalhes sobre como usar um componente em particular veja a Secção 6.3, “Utilizar Componentes Individuais”.
Mostra ao utilizador durante o processo de instalação a lista de componentes, e inicia um componente quando selecionado. Questões do Main-menu são ajustadas para prioridade média, se a sua prioridade estiver ajustada para alta ou crítica (por omissão é alta), não irá visualizar o menu. Por outro lado, se existir um erro que requer a sua intervenção, a prioridade da questão pode temporariamente baixar para permitir que resolva o problema, e nesse caso o menu pode aparecer.
Você pode chegar ao menu principal escolhendo repetidamente o botão
para retroceder todo o caminho desde o componente que atualmente se encontrar a correr.Permite ao utilizador selecionar as opções de localização para a instalação e para o sistema instalado: linguagem, país e definições locais. O instalador irá mostrar mensagens na linguagem escolhida a menos que a tradução para essa linguagem não esteja completa, nesse caso algumas mensagens podem ser mostradas em Inglês.
Mostra uma lista de teclados (layouts), a partir da qual o utilizador escolhe o que coincide com o seu modelo.
Deteta automaticamente a maioria do hardware do sistema, incluindo placas de rede, discos, e PCMCIA.
Procura e monta um meio de instalação de Debian.
Configura as ligações de rede do computador de modo a que possa comunicar através da internet.
Procura por imagens ISO (ficheiros .iso
) no disco rígido.
Mostra uma lista de mirrors de ficheiros Debian. O utilizador pode escolher a fonte dos seus pacotes de instalação.
Verifica a integridade do meio de instalação. Deste modo, o utilizador pode assegurar-se que a imagem de instalação não está corrompida.
Lowmem tenta detetar sistemas com pouca memória e faz vários truques para remover partes não necessárias do debian-installer
da memória (com o custo de algumas funcionalidades).
Anna's Not Nearly APT. Instala pacotes que foram obtidos a partir do mirror escolhido ou do meio de instalação.
Define a palavra-passe de root, e adiciona um utilizador que não é root.
Atualiza o relógio do sistema e determina se o relógio está definido para UTC ou não.
Escolhe o fuso horário, baseado na localização escolhida anteriormente.
Permite ao utilizador particionar discos ligados ao sistema, criar sistemas de ficheiros nas partições selecionadas, e ligá-las aos pontos de montagem. Estão incluídas alguma funcionalidades interessantes tais como um modo totalmente automático ou suporte para LVM. Esta é a ferramenta de particionamento preferida em Debian.
Permite ao utilizador particionar discos ligados ao sistema. É escolhido um programa apropriado de acordo com a arquitetura do seu computador.
Mostra uma lista de partições, e cria sistemas de ficheiros nas partições selecionadas de acordo com as instruções do utilizador.
Auxilia o utilizador com a configuração de LVM (Logical Volume Manager).
Permite ao utilizador configurar RAID por Software (Redundant Array of Inexpensive Disks). Este RAID por Software geralmente é superior aos controladores RAID de IDE baratos (pseudo hardware) que se encontram em motherboards recentes.
Instala o conjunto de pacotes mais básicos que permitem ao computador operar sob Debian GNU/Linux quando for reiniciado.
Configura o apt, na generalidade automaticamente, baseado no suporte de onde o instalador corre.
Utiliza o tasksel
para escolher e instalar software adicional.
Deteta sistemas operativos atualmente instalados no computador e passa esta informação ao bootloader-installer, que pode oferecer-lhe a capacidade de adicionar os sistemas operativos detetados ao menu de arranque do gestor de arranque. Desta forma o utilizador durante o arranque pode facilmente escolher qual o sistema operativo que quer arrancar.
Cada um dos vários instaladores de gestores de arranque instala um programa que inicia o arranque a partir do disco rígido, que é necessário para o computador iniciar com Linux sem utilizar uma pen USB ou CD-ROM. Muitos gestores de arranque permitem ao utilizador, cada vez que o computador inicia, escolher um sistema operativo alternativo.
Permite ao utilizador executar uma shell a partir do menu, ou na segunda consola.
Disponibiliza uma forma para o utilizador gravar informação numa pen usb, na rede, em disco rígido ou outro tipo de suporte quando for encontrado algum problema, de modo a posteriormente reportar de forma precisa os problemas de software do instalador aos Debian Developers.