O ficheiro de pré-configuração está no formato usado pelo comando debconf-set-selections. O formato geral de uma linha no ficheiro de pré-configuração é:
<owner> <nome questão> <tipo questão> <valor>
O ficheiro deve começar com #_preseed_V1
Existem algumas poucas regras a ter em atenção quando se escreve um ficheiro de pré-configuração.
Colocar apenas um único espaço ou tab entre o tipo e o valor: quaisquer espaços em branco adicionais serão interpretados como pertencendo ao valor.
Uma linha pode ser dividida em várias linhas acrescentando uma 'backslash' (“\
”) como caractere de continuação de linha. Um bom lugar para dividir uma linha é após o nome da questão; um mau lugar é entre o tipo e o valor. Linhas divididas irão ser unidas numa única linha com todos os espaços em branco antes ou depois condensados num único espaço.
Para as variáveis debconf (templates) utilizadas no próprio instalador, o dono deve ser definido como “d-i”; para fazer 'preseed' a variáveis utilizadas no sistema instalado, deve ser utilizado o nome do pacote que contém o correspondente template debconf. Apenas variáveis que tenham o dono definido para algo que não “d-i” é que serão propagadas para a base de dados do debconf do sistema instalado.
À maioria das questões tem de ser feito preseed utilizando os valores válidos em Inglês e não os valores traduzidos. No entanto, existem algumas questões (por exemplo em partman
em que têm de ser utilizados os valores traduzidos.
Algumas questões pegam no código como valor em vez do texto em Inglês que é mostrado durante a instalação.
Começar com #_preseed_V1
Um comentário consiste numa linha que começa com um caractere cardinal (“#
”) e estende-se em todo o comprimento dessa linha.
A forma mais fácil de criar um ficheiro de pré-configuração é utilizar um ficheiro de exemplo com link à Secção B.4, “Conteúdo do ficheiro de pré-configuração (para bullseye)” como base e trabalhar a partir daqui.
Um método alternativo é fazer uma instalação manual e depois, após reiniciar, utilizar o comando debconf-get-selections a partir do pacote debconf-utils
para despejar a base de dados do debconf e a base de dados de cdebconf do instalador para um ficheiro único:
$ echo "#_preseed_V1" >file
$ debconf-get-selections --installer >>file
$ debconf-get-selections >>file
No entanto, um ficheiro gerado desta forma irá ter alguns itens aos quais não deve ser feito preseed, o ficheiro de exemplo é um melhor ponto de partida para a maioria dos utilizadores.
Nota | |
---|---|
Este método baseia-se no facto que, no fim da instalação, a base de dados do cdebconf do instalador é guardada no sistema instalado em O diretório |
Para verificar possíveis valores para as questões, pode utilizar o nano para examinar os ficheiros em /var/lib/cdebconf
enquanto está uma instalação em progresso. Ver templates.dat
para os templates em bruto e questions.dat
para os valores atuais e para os valores atribuídos às variáveis.
Para verificar se o formato do seu ficheiro de pré-configuração é válido antes de iniciar uma instalação, pode usar o comando debconf-set-selections -c preseed.cfg
.